A complexidade das relações que os diversos elementos que compõem o ambiente possuem entre si, quer sejam em ambientes naturais ou antrópicos, é responsável pela sua harmonia. Essas interações, quando modificadas de forma inerente aos processos ambientais, podem buscar formas igualmente complexas de comportamento.
Sob essa óptica, buscando resgatar aspectos reflexivos e críticos do ambiente, desde a esfera da educação até a complexidade da gestão e os demais campos envolvidos, verifica-se a necessidade de atualização e capacitação de um corpo técnico capaz de realizar ações eficazes na ordenação das hipóteses de projeto; definição dos parâmetros envolvidos – através de levantamento de dados; produção de mapas e relatórios ambientais – utilizando ferramental SIG; e, configuração de alternativas de soluções visando a menor agressão do ambiente.
O curso de especialização em Geoprocessamento Aplicado à Gestão do Ambiente é uma parceria do Núcelo de Geoprocessamento da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com a Escola Superior de Engenharia e Gestão do Grupo Educacional Etapa.
A ser realizado em São Paulo, o curso tem a coordenação do Prof. Dr.Sergio Antonio Röhm e Prof. Dr. Waldir José Gaspar.
+Informações
www.eseg.edu.br/ufscar
