publicidade

Coffey Information inicia suas operações no Brasil em busca de novos mercados

publicidade

A Coffey Information inicia suas operações no Brasil após a incorporação da Geoexplore Consultoria e Serviços, adquirida pela Coffey International Limited, empresa-mãe do grupo australiano Coffey, em 2007. A equipe da Geoexplore, agora Coffey, passou a ser peça fundamental de três empresas especializadas do grupo no Brasil: Coffey Information, Coffey Mining e Coffey Training.

O anúncio foi feito na terça-feira (28) durante um evento realizado pela Coffey no Hotel Radisson, em São Paulo, no qual estavam presentes Mario Reinhardt, Diretor Técnico da Coffey no Brasil, Craig McCloskey, Diretor Geral de Operações, além de gerentes da Coffey Mining e Coffey Information.

A Coffey Information é uma empresa de consultoria, especializada em tecnologia da informação espacial, que oferece uma variedade de serviços técnicos e produtos para os setores da mineração, utilities, infraestrutura, óleo e gás, agroindústria, meio ambiente e governo.

Segundo Mario Reinhardt, “a Coffey Information no Brasil já nasce com 15 anos de experiência no mercado nacional, com uma equipe pioneira na aplicação das mais avançadas tecnologias da geoinformática tais como Sistemas de Informações Geográficas (GIS), modelagem 3D, análise espacial, sensoriamento remoto e aplicativos para gestão de recursos naturais, além de fazer parte de um grupo de empresas operando em mais de 80 países”.

Para ampliar o seu mercado nos diversos setores em que atua, a empresa se empenha para estar na vanguarda do avanço tecnológico e contribuir para o bem-estar econômico, social e ambiental da sociedade através do desenvolvimento de soluções práticas, integradas e inovadoras. Essas soluções ajudam seus clientes a obter informações de forma ágil e eficiente, facilitando o processo de tomada de decisão e reduzindo os custos operacionais em diversos setores.

“Vemos um grande potencial de desenvolvimento nos setores de infraestrutura, utilities, agroindústria, meio ambiente e governo no estado de São Paulo, e no setor de óleo e gás no Rio de Janeiro. Planejamos ampliar nossas atividades de desenvolvimento de negócios e intensificar a presença dos nossos serviços especializados  nas áreas de geoinformática, desenvolvimento de software e Realidade Virtual nesses dois estados”, disse Reinhardt.

GeoEXPLO

Uma das soluções de maior destaque da empresa é o GeoEXPLO, um  sistema corporativo de gerenciamento de dados de recursos naturais que oferece módulos de geotecnia, meio ambiente, pesquisa mineral e gestão territorial e do patrimônio mineral. O software oferece uma interface WebGIS, que pode ser acessada através da internet, facilitando a sua utilização de forma remota.

“O GeoEXPLO vem sendo usado por diversas empresas nacionais e globais como a Votorantim e a Vale. Em parceria com a Coffey Mining, o módulo de geotecnia tem sido utilizado com sucesso pela Vale, permitindo o monitoramento e controle em tempo real das barragens de rejeito da empresa em Carajás”, destacou Reinhardt.

Ainda no setor mineral, a Coffey Information desenvolveu para a Samarco Mineração um plano diretor de informações ambientais em GIS, com enfoque principal na gestão do meio ambiente. Contemplando todos os temas necessários e disponíveis para a gestão territorial, o plano diretor integrou, em um mesmo ambiente computacional, informações de diversas fontes cartográficas e de projetos em diferentes formatos e sistemas de coordenadas.

“O plano diretor de informações ambientais desenvolvido para a Samarco possibilitará uma gestão territorial racional e a investigação e avaliação em campo para correções de possíveis irregularidades, garantindo a proteção do meio ambiente”, disse Leonardo Dias, Gerente de Geoinformática da Coffey Information.

A Coffey Information também se destaca por desenvolver projetos governamentais em âmbito municipal, estadual e federal utilizando a tecnologia webGIS. Segundo Dias, esse tipo de tecnologia está sendo cada vez mais utilizado em projetos nos setores de utilities e meio ambiente, como por exemplo o sistema GIS corporativo de gestão de serviços desenvolvido para o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Itabira, MG.

“Estamos também em estágio avançado de desenvolvimento de um sistema para o gerenciamento dos recursos hídricos da bacia hidrográfica do Rio Paraopeba, contratado pelo Consórcio Intermunicipal da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba (Cibapar)”, adicionou Dias. Esse sistema foi baseado em um GIS que permite a simulação de outorga de uso da água, a geração de cálculos de balanço hídrico e cálculos de vazão captada e lançada.

O projeto do Cibapar envolveu a importação de dados do cadástro de usuários da Agência Nacional de Água (ANA), a construção de uma base cartográfica para a Bacia do Rio Paraopeba, o cadastro de usuários e a geração de mapas temáticos e relatórios.

O Portal MundoGEO esteve presente no encontro a convite da Coffey International.

+Informações
www.coffey.com
www.coffey.com.br
fabio_menezes@coffey.com

publicidade
Sair da versão mobile