publicidade

Centro de Estudos da Metrópole oferece treinamento com o software livre TerraView Política Social

publicidade

O Centro de Estudos da Metrópole, em parceria com a Divisão de Processamento de imagens do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (DPI-Inpe), e dentro do escopo do Programa Espaço e Sociedade, uma iniciativa do Inpe para aproximar as inovações derivadas do Programa Espacial Brasileiro as necessidades de ferramentas para melhor informar o desenho de  políticas públicas no país, disponibilizam o curso de geoprocessamento com o software livre TerraView – Política Social.

Fazendo parte da família do software TerraView, desenvolvida pelo Inpe, o aplicativo foi customizado, em um arranjo institucional envolvendo o Inpe, o CEM e a iniciativa privada, para o desenvolvimento do produto a partir do software livre, tendo por objetivo dar suporte a usuários não especialistas voltados, principalmente, para a área de políticas sociais, como educação, saúde, transferência de renda e habitação.

TerraView

O software livre TerraView é um aplicativo construído a partir da biblioteca de geoprocessamento TerraLib para visualização e exploração de dados geográficos. Desse modo, o objetivo da parceria é que pesquisadores, técnicos de administração municipal, alunos de graduação e pós-graduação, entre outros, possam usufruir de condições técnicas para produzir análises e interpretações espaciais a respeito da realidade social de nossas áreas urbanas.

O curso de geoprocessamento elaborado para o programa livre TerraView Política Social proporciona uma visão geral do sistema, tanto do ponto de vista conceitual como prático. Os participantes conhecerão as funcionalidades básicas e serão habilitados a explorar as possibilidades de apresentação e de análise espacial de dados sociais, econômicos e demográficos, proporcionadas pelo programa e pelas bases de dados distribuídas no curso.  Ao final do treinamento, espera-se que os participantes possam visualizar, pesquisar e analisar dados geográficos e tabulares, além de gerar mapas e gráficos com qualidade cartográfica.

Programação

Já estão programadas turmas para os dias 27, 28 e 28 de maio, e 24, 25 e 26 de junho, com aulas das 9h ás 18h no Centro de Treinamento da Faculdade IBTA, na Rua Vergueiro, 1759, em São Paulo, SP.

Os tópicos abordados no curso envolvem os seguintes temas:
– Introdução: fundamentos de geoprocessamento;
– Estrutura do programa: banco de dados, planos de informação, vistas e temas, importação de dados vetoriais, seleção de objetos;
– Ferramentas de análise básicas: consultas espaciais, consultas por atributo, mapas temáticos, gráficos, distâncias entre objetos;
– Manipulação de tabelas de atributos: importação e integração de dados oriundos de tabelas de dados de origens diversas, seleção de dados em uma tabela, manipulação da área de grade;
– Operações geográficas: agregação, soma, intersecção, diferença, atribuição de dados por localização, coleta, distribuição, criação de áreas de influência.
– Geocodificação de endereços: criação de bases cartográficas georreferenciadas a partir de tabelas com endereços.
 
+Informações
www.centrodametropole.org.br

publicidade
Sair da versão mobile