publicidade

Piauí anuncia georreferenciamento e cadastramento de 10 mil imóveis rurais

publicidade

O repasse de recursos da União para o Piauí, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), possibilitou o georreferenciamento e cadastramento de 10.187 imóveis rurais de 21 municípios do território Entre Rios.

No total, a área corresponde a um milhão de hectares. A cerimônia de entrega do mapa fundiário ocorreu no dia 13 de maio, durante cerimônia na sede do governo do Estado.

O governador Wellington Dias ressaltou que esta primeira etapa da regularização fundiária no Piauí é um importante passo no caminho da construção de um cadastro único das propriedades rurais, permitindo conhecer o que é terra da União, do Estado, do Município e de particulares.

Os dados coletados serão sistematizados e incluídos no Sistema de Gestão Territorial (SGT). As informações serão ainda encaminhadas ao Incra para a atualização do Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), permitindo o cruzamento dessas informações com as dos cartórios municipais e institutos estaduais de terra, além do acompanhamento das mudanças de propriedade dos imóveis.

Investimento

Os recursos para a execução do Programa de Cadastro de Terras e Regularização Fundiária do Piauí somam 2,2 milhões de reais e foram repassados por meio de convênios com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Instituto de Terras do Piauí (Iterpi). Como contrapartida, o Iterpi disponibilizará 43 mil reais.

Com informações do Portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário

publicidade
Sair da versão mobile