publicidade

Brasil e China ampliam acordo de satélites e países africanos receberão dados do Cbers

publicidade

CbersDurante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China, foram assinados memorandos para a recepção do satélite sino-brasileiro Cbers nas estações africanas de Ilhas Canárias, África do Sul e Egito.

Como ocorre no Brasil e na China, a distribuição das imagens vai contribuir para que governos e organizações do continente africano monitorem desastres naturais, desmatamento, ameaças à produção agrícola e riscos à saúde pública.

O presidente Lula encerrou sua viagem à China com uma visita à Agência Chinesa de Tecnologia Espacial (Cast), onde conheceu o satélite Cbers-3. No Brasil, os satélites são desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Cooperação Internacional

O Programa Sino-Brasileiro de Satélites de Recursos Terrestres (Cbers) é um dos exemplos mais bem-sucedidos de cooperação tecnológica entre países em desenvolvimento.

O protocolo pela continuidade e expansão do Programa Cbers oferece ainda ao Brasil a recepção dos dados dos satélites chineses HJ-1A e HJ-1B na estação de Cuiabá, operada pelo Inpe.

publicidade
Sair da versão mobile