A Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) assinou, no dia 15 de junho, dois contratos para a construção da constelação de satélites que farão parte do sistema Galileo.
O Galileo foi projetado para ser uma alternativa ao sistema GPS, e fornecerá sinais de navegação em todo o globo. Já foram lançados dois satélites para validação do sistema, que deverá estar operacional em 2013.
Com o objetivo de assegurar o cronograma de lançamento da constelação do Galileo, o diretor da ESA responsável pelo sistema, René Oosterlinck, assinou dois contratos diferentes de parceria com a iniciativa privada.
A empresa Astrium GmbH ganhou um contrato de 7 milhões de euros para a construção de parte dos equipamentos das plataformas dos satélites, além da carga útil de navegação. Já a OHB, agraciada com um contrato de 10 milhões de euros, será responsável por desenvolvimento similar.
Os dois contratos fazem parte do processo do programa FOC, de capacidade operacional completa do Galileo, gerenciado em conjunto pela Comissão Europeia e a ESA.