publicidade

Inpe prevê chuva acima da média no leste do Nordeste e no Norte devido ao fenômeno El Niño

publicidade

Segundo os meteorologistas do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a análise das condições oceânicas e atmosféricas no Pacífico Tropical indica que possivelmente o fenômeno El Niño irá se desenvolver durante o segundo semestre do ano.

As previsões dos modelos climáticos para o período de julho a setembro, aliadas às condições oceânicas e atmosféricas mais recentes, em particular sobre os oceanos Atlântico e Pacífico Tropical, continuam indicando que há uma maior probabilidade de chover acima da média histórica na faixa leste do Nordeste e no Norte do país.

Na região Sul, que vem passando por um longo período de estiagem, prevê-se chuva em torno da normal. Na grande área central e sul do Brasil, a probabilidade é de ocorrência de precipitações próximas aos valores normais. A previsão de temperatura para os próximos três meses é de valores acima da média histórica no Centro-Oeste e sul do Nordeste, e de normalidade nas demais regiões.

+Iinformações
http://infoclima1.cptec.inpe.br

publicidade
Sair da versão mobile