Muito questionamos sobre a importância de mantermos controles de qualidade dentro das empresas. Quais os melhores métodos e como implementá-los? No ramo da topografia, precisamos estar muito atentos a isso, devido ao grande número de informações que se produz e que são repassadas para a execução de outros projetos. Uma falha na obtenção dos dados ocasionará um erro no projeto.
Para evitar possíveis erros, algumas empresas buscam métodos que possibilitem o máximo de controle em suas tarefas. Esses métodos são criados juntamente com a equipe técnica, tornando-se um padrão para a empresa e sendo utilizados em todos os trabalhos.
Essa atitude corresponde ao mínimo necessário para que as empresas de topografia possam oferecer aos seus clientes serviços com certo nível de qualidade. Contudo, nem sempre o cliente sabe ou não tem como comprovar se a empresa de topografia que está contratando possui um método de controle de qualidade confiável. Além disso, possuir um controle de tarefas não significa exatamente que a empresa o segue e que esta seja a melhor maneira de executar os trabalhos.
Ademais, outros fatores são importantes para a realização dos serviços, como a tecnologia utilizada, o conhecimento dos operadores dos equipamentos e dos demais colaboradores na solução dos problemas envolvidos em cada trabalho, além do aperfeiçoamento contínuo desse conhecimento. É neste momento que devemos entender a importância de uma certificação ISO.
Leia a íntegra do artigo sobre as Certificações e ISO e as novas tecnologias nas empresas de topografia.
Conheça as opções de assinatura das revistas InfoGEO e/ou InfoGNSS Geomática.