publicidade

A gestão da qualidade nas empresas de geomática

publicidade

A geomática, assim como várias outras áreas da engenharia, vem passando por uma série de aperfeiçoamentos relativos à qualidade de seus profissionais, bem como à qualidade dos instrumentos utilizados por eles. O desenvolvimento técnico-científico fez surgir novos procedimentos e instrumentos de medição, que acabaram por aumentar a demanda de mercado por profissionais e empresas qualificadas nesse setor.

Esse aumento de demanda fez surgir novas empresas e exigiu que aquelas ainda usuárias de técnicas convencionais se adaptassem para atender um mercado crescente e cada vez mais exigente. O mercado passou a exigir qualidade. E não somente qualidade técnica, mas também qualidade relacionada aos meios e políticas que permitam garantir uma gestão efetiva de todos os processos envolvidos na execução de um serviço de geomática.

O panorama atual das empresas prestadoras de serviços de geomática mostra que, embora elas sempre busquem prestar um serviço com qualidade, são poucas as que realmente se dedicam e possuem uma sistemática de operação voltada para a Gestão da Qualidade. Em muitos casos, o que se vê são empresas com capacidade técnica, porém, sem uma organização interna coerente para garantir a qualidade esperada por seus clientes. O resultado acaba sendo, muitas vezes, o descrédito do setor, com atrasos constantes de prazos de entrega de serviços ou até mesmo o comprometimento da qualidade da medição.

Para suprir essa deficiência, é fundamental que o mercado e os prestadores de serviços de geomática se desvinculem da premissa de buscar somente a melhor acuidade dos resultados e considerem também a discussão dos requisitos e da organização das empresas para a garantia da Qualidade Total em seus serviços.

A qualidade é mundialmente reconhecida como uma componente essencial da competitividade, e a globalização fez dela um elemento diferencial para conquistar mercados e garantir a sobrevivência das empresas. Quem deseja dispor de oportunidades iguais deve ter qualidade em seus serviços, ou seja, deve padronizar seus processos produtivos e o bem final, independentemente da origem ou do setor de atuação. Isso implica em um novo gerenciamento organizacional das empresas e, principalmente, dos processos de preparação, medição e apresentação dos resultados do serviço prestado.

Leia a íntegra do artigo sobre a gestão da qualidade nas empresas de geomática.

Conheça as opções de assinatura das revistas InfoGNSS Geomática e InfoGEO.

publicidade
Sair da versão mobile