publicidade

Novaterra desenvolve SIG para gestão ambiental de usina hidrelétrica na Amazônia

publicidade

Em maio deste ano a Novaterra Geoprocessamento fechou contrato com a Santo Antônio Energia, para desenvolver seu Sistema de Informações Geográfico (SIG).

A UHE está sendo construída no Rio Madeira, próximo à cidade de Porto Velho (RO), pela concessionária Santo Antônio Energia, cujos acionistas indiretos são Furnas Centrais Elétricas, Cemig Geração e Transmissão, Andrade Gutierrez Participações, Construtora Norberto Odebrecht, Odebrecht Investimentos em InfraEstrutura e Fundo de Investimento em Participações Amazônia Energia.

WebGIS

Neste projeto, o SIG está sendo concebido para apoiar o sistema de gestão ambiental e o gerenciamento dos 27 programas ambientais e seus sub-programas, a serem desenvolvidos ao longo do processo de implantação e início da operação da UHE.

Por ser baseado na web, o sistema possibilitará a manipulação dos dados e acesso a eles, de forma distribuída, por toda a empresa e parceiros previamente autorizados, mantendo, no entanto, dispositivos de segurança e supervisão de uso. As permissões de acesso dos usuários podem variar desde a inclusão de novos dados no sistema, até a simples visualização e consulta a informações, passando pela geração de relatórios impressos. O WebGIS deverá ser utilizado também pelo órgão licenciador, no caso o Ibama.

Segundo um informe da Novaterra, um dos maiores desafios do projeto é a concepção do modelo conceitual e lógico para a base de dados geoespaciais a ser utilizada, uma vez que os programas ambientais contemplam diferentes temas de estudo e monitoramento. Estes abrangem áreas diversas como o salvamento arqueológico, o monitoramento da fauna terrestre e aquática, a proteção da flora e o monitoramento da qualidade das águas, além do reassentamento da população atingida e a relocação de infraestrutura.

A participação da Novaterra no projeto tem duração planejada de 11 meses. O empreendimento foi iniciado em setembro de 2008 e tem previsão para começar a operar gradativamente a partir de 2012.

+Informações
www.novaterrageo.com.br

publicidade
Sair da versão mobile