publicidade

Internet, satélites e GPS transformam o mercado de mapeamento e serviços de localização

publicidade

O mercado de geotecnologia está cada vez mais em evidência. A utilização de satélites para captação de imagens do planeta ou para transmissão de sinais que determinam as posições na Terra, como o caso dos GPS, por exemplo, vem se tornando mais comum.

De acordo com o coordenador dos Congressos Expo GPS e GEO Summit 2009, Emerson Zanon Granemann, a previsão é de que esse segmento mantenha um crescimento expressivo em 2009 e assista à entrada de novas soluções e empresas nos próximos anos. “Acredito que uma grande revolução está começando no mercado de geoinformação”, enfatiza.

A área de mapeamento, segundo Granemann, simplificou seus métodos, ampliando sua precisão e suas aplicações. Empresas globais como a Navteq e Tele Atlas, produzem mapas do mundo inteiro, com vários atributos, como sentido de ruas e pontos de interesse. Mais conhecidos dos internautas, o Google Earth e Google Maps também fornecem informações geográficas. “O Google, inclusive já mira no mercado comercial, disponibilizando as versões turbinadas e pagas desses serviços para usuários corporativos”, avisa.

Para o coordenador dos congressos, essa área já ultrapassou as fronteiras técnicas e, hoje, faz parte do cotidiano de diversos ramos da economia, tais como urbanismo, TI, gestão pública e de cidades, meio ambiente, energia, saneamento, telecomunicações, entre outros.

No caso das aplicações de mapas e sistemas de informações geográficas e de rastreamento de veículos, Granemann acredita que estão mais acessíveis para as empresas públicas e privadas de qualquer porte, por dois motivos: preço e fácil acesso à web. “Até as pessoas comuns são atingidas através da facilidade em usar essas tecnologias no seu dia-a-dia, através de navegadores e celulares com mapas e GPS”, explica.

O 10ª GEO Summit Latin America 2009 (Congresso e Feira Internacional de Geoinformação) e a 2ª Expo GPS (Feira e Congresso Latino-Americano de Localização e Rastreamento) acontecem de 21 a 23 de julho, no Centro de Exposições Imigrantes. Os eventos, organizados e promovidos pela Reed Alcantara Machado, devem reunir cerca de 3,6 mil participantes.

O GEO Summit Latin America 2009 tem o apoio institucional da Associação de Tecnologia e Informação Geoespacial (Gita), Associação Brasileira de Concessionárias de Energia Elétrica (ABCE), Conselho Regional e Engenharia, Arquitetura e Agronomia de São Paulo (Crea-SP), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (Irib), Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção Sobratema), Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (Aeasp), além de Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Caixa Econômica Federal, Petrobras e Governo Federal.

O Expo GPS conta com o apoio oficial da Associação Nacional das Empresas de Gerenciamento de Risco e de Tecnologia de Rastreamento e Monitoramento (Gristec) e da NTC & Logística.

+Informações
www.geobr.com.br
www.expogps.com.br
secretaria.geobr@reedalcantara.com.br
(11) 3634-3298 ou 2796-5311

publicidade
Sair da versão mobile