publicidade

Palestras do último dia do GEO Summit e Expo GPS destacam geotecnologia como tendência para os próximos anos

publicidade

As palestras e painéis dos eventos GEO Summit e Expo GPS terminaram ontem, dia 23 de julho, abordando temas atuais e apontando caminhos práticos a serem seguidos pelo setor. Durante os três dias dos eventos, que já são referência no mercado de geolocalização, foram discutidos os mais variados tópicos.

O destaque do Congresso Expo GPS ficou por conta de painéis sobre localização, geomarketing e coleta de dados, como o debate sobre "LBS – Novas Tecnologias e Mercados", com apresentação de Fernando Felice, consultor e professor da Tecpar e Universidade Positivo, e os executivos Rafael Siqueira, CTO da LBS Local/Apontador MapLink; Nathan de Vasconcelos Ribeiro, diretor-executivo da E-flows; Theodoros Megalomatidis, presidente da FindMe; e Sérgio Coutinho, superintendente da 3T System.

No painel foram discutidos os serviços baseados em localização, como rastreamento logístico e veicular, mapeamento do comportamento, telemetria, as novas tendências para o futuro e a questão da privacidade nas redes sociais. Durante os debates também ficou clara a evolução da tecnologia, que está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas.

Já o Geo Summit trouxe o painel "Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE) no Brasil e no Mundo", com informações sobre tendências de soluções geoespaciais voltadas à infraestrutura e à sustentabilidade, bem como serviços e informações geográficas. Ainda na ocasião foram abordadas algumas especificações sobre a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais-INDE. O decreto nº 6.666, que foi instituído dia 27 de novembro de 2008, no âmbito do Poder Executivo Federal.

Com apresentação de Silvana Camboin, da Geoplus, e os palestrantes Mladen Stojic, da Erdas; Coronel A. Lunardi – Diretoria de Serviço Geográfico do Exército; Rafael March Castañeda Filho, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/Comissão Nacional de Cartografia (IBGE).

A tarde começou com a palestra "LBS Serviços de Localização – Telecom", com Eduardo Casagrande, consultor; Fiore Mangone, da Nokia; e Helder Azevedo, representante da Navteq. Durante o encontro foram apresentadas ferramentas para o desenvolvimento deste segmento. "A LBS é a fusão de dois mundos, o real e o virtual. Vamos começar a experimentar a fusão destes dois ambientes de uma nova maneira, por meio da realidade aumentada", destacou Fiore Mangone.

Reinaldo Gregori, Cognatis, foi responsável por moderar a palestra "Geomarketing & ERP", com a presença de Bruno Palmieri, representante da Oi; Istvan Kasznar, da Fundação Getúlio Vargas; e Sueli Carvalho, da SD&W Planejamento e Assessoria. Foram demonstradas de que forma a geolocalização pode beneficiar as empresas.

Apresentando dados detalhados sobre a renda de uma região, potencial de consumo, objetivos de vida da população e informações diferenciadas das usualmente aplicadas, ficou evidente a importância do geomarketing, que gera conhecimento e visão para novas oportunidades.

A segurança foi mais uma vez abordada na palestra "Telemetria nos transportes". O painel fez parte do 1º Seminário de Gerenciamento de Riscos, resultada da união da Expo GPS e GRISTEC, e reuniu Mário Vassallo, da Controlsat; Ruy Gouvea, da Buonny;  René Alonso Ellis Vanzulli, da Total Planning, Ricardo Imperatriz, da Golsat; e Leila Simonato, da Supricel Logística. Os participantes abordaram a importância da telemetria como tecnologia responsável por colher informações que podem ser aplicadas como melhorias nas empresas.

"O que é feito no Brasil em questão de segurança é telemetria. A decisão é como estender esse sistema para gerar ainda mais resultados", afirma Alexandre Torga, palestrante e representante da Zatix.

O painel "Coleta de dados – Automação topográfica ao alcance de todos" teve como destaque Alberto Luiz da Silva, representante do IBGE. Também participaram do encontro Rovane França, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina; Valdir Campos, da Soltec; e Rômulo Parma, da Universidade Federal de Alagoas.

publicidade
Sair da versão mobile