publicidade

Empresa Indra lidera projetos de gestão do tráfego aéreo na União Europeia

publicidade

A Indra, uma das principias multinacionais de TI da Europa e América Latina, passou a integrar como parceira de pleno direito o SESAR Joint Undertaking (SJU), sociedade público-privada fundada pela Comissão Europeia e Eurocontrol. Esse consórcio impulsionará o programa Single European Sky ATM Research (Sesar) de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias que melhorarão a gestão do tráfego aéreo na União Europeia. O programa conta com um orçamento global de 1.900 M? até 2016.
 
Dentro do consórcio, a Indra co-lidera dois dos quatro programas tecnológicos que constituirão o coração do sistema Sesar: controle de tráfego aéreo e gestão de operações aeroportuárias. A Indra terá também uma presença relevante nos outros dois: de sistemas de comunicações, navegação e vigilância do tráfego aéreo e de desenvolvimento da Intranet para Air Traffic Management (ATM).
 
A companhia está presente em um total de 99 dos 295 projetos previstos, intervindo  naqueles que correspondem à sua área de atividade, em que contribuirá com seu conhecimento e experiência tecnológica. Com isso, a Indra está praticamente presente em 100% dos projetos de desenvolvimento tecnológico dentro do seu foco de negócio e segue progredindo em seu reconhecimento como líder industrial mundial em ATM.
 
Com relação ao programa de desenvolvimento do sistema de controle do tráfego aéreo, a Indra trabalhará na evolução de seus atuais sistemas ATM para incorporar o novo paradigma Sesar, baseado principalmente na otimização da gestão de vôos por trajetória 4D, assim como na utilização de novos modos de separação autônomas entre aeronaves. Isto permitirá que as aeronaves voem seguindo as melhores rotas, aumentando o desempenho global da infraestrutura ATM.
 
A tecnologia de gestão por trajetória 4D representa um importante movimento na gestão do tráfego aéreo, já que muda de uma situação em que as aeronaves têm que seguir rotas predeterminadas, para outra em que podem estabelecer as melhores trajetórias para maximizar a eficiência das companhias aéreas e minimizar o impacto ambiental.
 
A Indra é a pioneira neste tipo de solução. Neste mesmo ano foi lançado o mais avançado sistema deste gênero no mundo: o sistema de gestão de planos de voo do centro de controle multinacional de Maastricht, de onde o Eurocontrol (Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea) gerencia o espaço aéreo da Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo e noroeste da Alemanha. 
 
Além disso, trabalha ativamente no desenvolvimento destas tecnologias dentro do projeto interoperability Through European Collaboration (iTEC), como parceiro tecnológico dos provedores de serviços aeronáuticos espanhol (Aena), alemão (DFS) e britânico (NATS). Este projeto foi antecipado e está em linha com os objetivos do Sesar. Suas primeiras implantações operacionais na Europa são esperadas para o próximo ano e contam com um crescente interesse de potenciais clientes na Ásia. 
 
Indra também co-lidera o segmento tecnológico de gerenciamento de operações aeroportuárias. Seu principal objetivo é evitar que os aeroportos funcionem com gargalos. Para isso irá desenvolver ferramentas para otimizar a capacidade das vias, bem como a gestão do trânsito na plataforma, permitindo também manter os elevados níveis de capacidade em condições meteorológicas adversas. Por outro lado, permitirá reforçar os sistemas de informação dos terminais e dos campos de vôo para integrar e melhorar a experiência do passageiro, o movimento de aeronaves, a segurança nos aeroportos e impacto ambiental à sua volta.
 
Quanto aos outros dois programas em que mantém uma presença proeminente, a companhia colaborará, por um lado, no desenvolvimento dos sistemas de comunicações, navegação e vigilância. Seu principal objetivo é reduzir a comunicações de voz entre controladores e pilotos, promovendo o intercâmbio de dados entre os sistemas de terra e a bordo, permitindo assim uma comunicação mais eficaz e segura. Também irá desenvolver novas tecnologias de vigilância e de navegação de alta precisão por satélite.
 
Por outro lado, a Indra irá contribuir ativamente para o pacote destinado a desenvolver uma intranet global de ATM que permitirá a todos os usuários da rede publicar, compartilhar e acessar de forma transparente e segura todas as informações que são relevantes para a tomada de decisões, melhorando os benefícios e a qualidade de serviço para o usuário final principal: as companhias aéreas.
 
A companhia tem trabalhado ativamente no programa Sesar desde o seu início, na fase de definição (2006-2008), tornando-se uma das empresas com o maior peso. O programa Sesar espera entregar os produtos desenvolvidos progressivamente e de forma imediata.

publicidade
Sair da versão mobile