O governo brasileiro vai exigir contrapartidas do país que vencer a licitação do trem-bala que ligará São Paulo ao Rio de Janeiro. O projeto de R$ 34,6 bilhões deverá ser concluído até a Copa do Mundo de 2014.
Após observar o lobby do ministro de Assuntos Exteriores da Espanha, Miguel Angel Moratinos, em favor de duas companhias de seu país, o chanceler Celso Amorim imediatamente cobrou a abertura do mercado europeu às empreiteiras brasileiras.
Moratinos fez uma reunião na última quarta-feira (29) em Brasília com representantes de 20 empresas espanholas. Entre elas estavam a Companhia Auxiliar de Ferrovias (CAF) e a Talgo, ambas fabricantes de trens de alta velocidade.
Além da Espanha, concorrem pela instalação do trem-bala no trajeto de São Paulo ao Rio de Janeiro pelo menos outros três países : Itália, Japão e Coreia do Sul.
A licitação envolverá também a transferência de tecnologia, que será centralizada em uma empresa ou instituto público e repassada à empresa privada que tocará as obras.
Fonte: Portal Copa 2014