A revista InfoGEO entrevistou Bruno Rodrigues do Prado, coordenador de projeto da empresa Imagem, que foi palestrante do XIV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR), que aconteceu entre 25 e 30 de abril no Centro de Convenções de Natal (RN).
InfoGEO: Qual a sua avaliação do XIV SBSR? Quais foram os principais destaques de suas palestras no evento?
Bruno Rodrigues do Prado: O XIV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (XIV SBSR) é sempre um evento de destaque, tanto pela sua produção científica quanto pelo encontro proporcionado entre os usuários de geotecnologias, permitindo a troca de experiências entre profissionais e a ampliação do conhecimento em inúmeras aplicações.
O evento abrangeu sessões especiais e workshops, sessões orais de apresentação e uma série de trabalhos científicos apresentados nas sessões de pôsteres. O SBSR possibilitou o encontro com a pesquisa e as tendências do sensoriamento remoto. Foi possível identificar as novas áreas e aplicações em que as geotecnologias estão sendo utilizadas, visualizando a expansão do sensoriamento remoto em outras áreas do conhecimento.
Os trabalhos apresentados por mim estão inseridos dentro da linha de pesquisa de monitoramento do uso e cobertura da terra no ambiente amazônico. Nesse sentido, foram apresentadas abordagens de identificação e processamento digital de imagens para o mapeamento dos processos de alteração da superfície, com destaque para a utilização das imagens de radar do sensor ALOS/PALSAR. Novos trabalhos, utilizando imagens de radar, estão sendo desenvolvidos com o intuito de gerar metodologias para um monitoramento mais frequente e abrangente das alterações na superfície desse ecossistema.
Leia a íntegra da entrevista com Bruno Rodrigues do Prado.
Conheça as opções de assinatura das revistas InfoGEO e/ou InfoGNSS Geomática.