publicidade

Chineses e espanhóis entram na disputa pela obra do trem-bala entre Rio e Campinas

publicidade

Uma comitiva de empresários e representantes do governo chinês chegou esta semana no Rio de Janeiro para conhecer o transporte metroviário da cidade e identificar oportunidades de investimento. O principal interesse do grupo é o Trem de Alta Velocidade (TAV) que ligará Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas, projeto que o governo federal pretende colocar em operação antes da Copa 2014 para facilitar a circulação dos turistas.

Orçado em 34,6 bilhões de reais pela consultoria inglesa Halcrow, o trem-bala também atrai o interesse de outros grupos da Ásia e Europa. Na semana passada, a primeira-vice-presidente do governo espanhol, María Teresa Fernández de La Vegaz, visitou o Brasil ao lado de 30 representantes de empresas e manifestou interesse na construção do TAV.

Além de chineses e espanhóis, grupos japoneses, alemães, franceses, coreanos e italianos pretendem participar da concorrência. O governo publicará o edital do TAV para consulta pública até 15 de agosto e o vencedor da licitação será conhecido no primeiro trimestre de 2010.

Fonte: Portal Copa 2014

publicidade
Sair da versão mobile