publicidade

Programa espacial brasileiro prepara lançamento de foguetes de treinamento

publicidade

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, lançará nos dias 10 e 11 de agosto dois foguetes de treinamento básico. O objetivo da operação, denominada de FogTrein I, é treinar as equipes do CLA e do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), além da qualificação e certificação dos foguetes e testes de equipamentos.

Os foguetes que serão lançados devem alcançar mais de 30 quilômetros de altura e cair em alto-mar a mais de 16 quilômetros da costa.

Fabricados pela empresa brasileira Avibras, os foguetes – com tecnologia quase 100% nacional – têm pouco mais de três metros de comprimento, pesam cerca de 68 kg, e levarão 5 kg de carga útil para experimentos tecnológicos.

O mercado mundial de lançamentos movimentou, somente em 2008, cerca de 170 bilhões de dólares. O Brasil tem a ambição de conquistar uma fatia desse segmento.

Programa Espacial Brasileiro

O investimento em atividades espaciais no Brasil trouxe diversos benefícios, nas áreas de pesquisas de novos medicamentos, materiais e equipamentos  eletrônicos, cartografia com a utilização de satélite, imagens em tempo real da localização de queimadas e desmatamento, e informações meteorológicas.

Os foguetes são um pilar do programa espacial brasileiro, desde sua criação em 1961. O primeiro deles, um Nike-Apache, decolou em 1965, do Rio Grande do Norte. De lá para cá, centenas de foguetes foram lançados, tanto no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, em Natal, quanto do Centro de Lançamento de Alcântara.

publicidade
Sair da versão mobile