publicidade

Caixa Econômica Federal vai monitorar obras do PAC com imagens de satélites

publicidade

A Caixa Econômica Federal informou que implementará, até o fim de 2010, um sistema de acompanhamento das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) por meio da utilização de imagens de satélites.
 
O anúncio aconteceu no mesmo dia em que a Polícia Federal deflagrou a Operação Pacenas nos estados de Mato Grosso, São Paulo, Goiás e no Distrito Federal. A operação investiga fraudes em processos licitatórios do PAC.
 
A CEF informou que o monitoramento das obras é feito, hoje, por funcionários do banco, que analisam os projetos e fazem visitas para verificar se as especificações estão sendo cumpridas. Com o monitoramento via satélite, esses técnicos ganharão uma ferramenta que confirma e complementa as informações obtidas durante as checagens.
 
Com o objetivo de dar cobertura a um território o mais amplo possível, o banco informou já ter comprado mais de 500 bases cartográficas de cidades. A instituição também iniciou um processo para comprar mais 300 bases cartográficas.
 
Os municípios também terão acesso aos dados no futuro, mas isso será feito de forma gradual. Na fase final, o projeto prevê que toda a sociedade possa acompanhar as informações sobre investimentos e percentual executado. Outra possibilidade é estender o monitoramento a todas as obras que sejam financiadas ou acompanhadas pelo banco.
 
Fonte: G1 / Abec-SP

publicidade
Sair da versão mobile