publicidade

Governo aumenta o prazo para consulta sobre o projeto do Trem de Alta Velocidade

publicidade

O governo prorrogou para até 15 de setembro a consulta pública sobre o projeto do Trem de Alta Velocidade (TAV), a ser implantado entre as cidades de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro.

A documentação completa do projeto, incluindo propostas de traçado, custos e estudos de demanda, está disponível desde o dia 24 de julho no site da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

A consulta, que dá início do processo de licitação do TAV, deveria ter sido encerrada em 17 de agosto, mas foi prorrogada depois que diversos setores da sociedade atingidos pela obra se manifestaram contra o prazo, considerado curto para análise de um projeto de grande porte, que envolve diversas desapropriações de terrenos e intervenções ambientais e urbanísticas de impacto.

Um receio comum, manifestado pelos interessados, é quanto às intervenções nas áreas urbanas, já que em trechos de superfície (90% do traçado do trem) a proposta é a de instalação de muros e cercas de arame. A alternativa poderia ser por mais trechos subterrâneos, mas nesse caso o alto custo do projeto – hoje estimado em aproximadamente R$ 35 bilhões – subiria ainda mais.

Fonte: Portal Copa 2014

publicidade
Sair da versão mobile