publicidade

Organização Não-Governamental realiza mapeamento do bioma Pantanal

publicidade

O Pantanal brasileiro acaba de ganhar uma Organização Não-Governamental (ONG) criada exclusivamente para proteger o bioma.

Lançada oficialmente no mês passado, a SOS Pantanal terá como presidente do conselho o empresário Roberto Klabin, herdeiro do Grupo Klabin mais conhecido por seu envolvimento com causas ambientais, e terá como principal objetivo produzir informação técnica qualificada sobre a região para aprofundar o diálogo com o setor agropecuário.

A falta de dados científicos atualizados e de políticas públicas de proteção, especialmente federais, tem sido a grande ameaça à região. Além da presença de organizações não-governamentais fortes, Amazônia e Mata Atlântica contam com índices periódicos de desmatamento, campanhas e fluxo garantido de dinheiro para ações de preservação. O Pantanal e os demais biomas brasileiros, nesse contexto, são marginalizados.

Por esse motivo, a SOS Pantanal prepara para divulgar em setembro seu primeiro produto: o mapeamento por satélite da região, incluindo a planície pantaneira (as áreas alagadas) e o planalto, onde estão as cabeceiras dos rios da Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai. Com esse mapeamento, a nova instituição terá condições de saber onde se localizam os desmates – município por município – e para quê eles estão sendo convertidos.

Fonte: Valor Econômico

publicidade
Sair da versão mobile