publicidade

Novaterra entrega primeira parte da revisão do plano diretor de Congonhas

publicidade

Contratada pelo Instituto de Desenvolvimento Municipal (IDM) a Novaterra atuou na primeira parte da revisão do plano diretor de desenvolvimento municipal de Congonhas.

Essa revisão se tornou necessária devido à implantação de um futuro complexo siderúrgico liderado pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e pelo Estado de Minas Gerais representado pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig).

O complexo absorverá um investimento em torno de 13 bilhões de reais, com impacto sobre o crescimento demográfico do município e região, com perspectiva de se dobrar a população em 15 anos.

Etapas

O desenvolvimento dos trabalhos pela Novaterra foi estruturado em duas etapas: a primeira foi composta pelo fornecimento de toda base cartográfica e imagens de alta resolução do município para a execução do projeto, além de diagnósticos ambientais; a segunda contemplará dentre outros trabalhos, o zoneamento ambiental integrado do território municipal.

A Novaterra foi responsável pela análise geoambiental da área de expansão do perímetro urbano que irá abrigar o novo Distrito Industrial, realizando mapeamento de riscos para o meio físico e apoiando a definição de um macro-zoneamento urbano do novo perímetro definido. Foram levantados aspectos da geologia e geomorfologia local, bem como do uso e ocupação do solo. Todas as variáveis foram mapeadas e interpretadas para apoiar as novas diretrizes ambientais.

Resultados

Concluiu-se que pelo intenso impacto (seja econômico, social ou ambiental) que este novo empreendimento irá trazer ao município de Congonhas, será necessária a definição de um Zoneamento Ambiental Integrado de todo o território municipal criando regras, restrições e incentivos quanto ao uso do solo.

+Informações
www.novaterrageo.com.br

publicidade
Sair da versão mobile