publicidade

Aplicações do escaneamento terrestre a laser no setor de mineração

publicidade

Criada em 1955, a V & M Mineração, antiga Mannesmann Mineração S/A, surgiu para suprir as necessidades de abastecimento de minério de ferro da Usina Barreiro, a então Companhia Siderúrgica Mannesmann, hoje V & M do Brasil. Desde 2000 a V & M Mineração faz parte do Grupo Vallourec & Mannesmann Tubes.

A Mina Pau Branco é lavrada em sistema “open pit” (a céu aberto) e sua cava tem a maior dimensão no sentido norte-sul, com aproximadamente 1000 m de comprimento e 600m de largura, com altura (profundidade de escavação) de 200m.

Visando manter a constante busca pela qualidade e produtividade em todos os seus processos, o corpo técnico da V & M Mineração lançou-se no desafio de encontrar no mercado, uma solução para as constantes medições de acompanhamento de avanço da lavra.

Para tanto, iniciaram contato com as empresas deste ramo no Brasil, e logo no início da empreitada, concluíram que a melhor solução seria o uso de um Scanner à Laser. O sistema scanner a laser é composto de um sensor Lidar que possibilita uma varredura a laser, capaz de levantar milhares de pontos por segundo, conferindo uma incrível capacidade produtiva, além do ganho de precisão que fica por conta da fidelidade com que o objeto escaneado é reproduzido digitalmente.

Leia a íntegra do artigo sobre scanner terrestre na mineração.

Conheça as opções de assinatura das revistas InfoGNSS Geomática e InfoGEO.

publicidade
Sair da versão mobile