Os principais executivos da área de sensoriamento remoto e empresas interessadas na tecnologia estiveram presentes na quarta-feira, dia 30 de setembro, no Bourbon Convention Ibirapuera, em São Paulo, no evento realizado pela editora MundoGEO, para apresentar e discutir as aplicações das imagens de satélites e sensores aerotransportados. De acordo com números oficiais, 180 participantes se reuniram na série de oito debates.
Com o tema central “Descubra como as imagens orbitais e aéreas podem ampliar os resultados da sua empresa”, o evento abordou assuntos como as diferentes aplicações de cada tipo de imagem, a facilidade na atualização de mapas, novidades que devem chegar ao espaço nos próximos meses, como as imagens podem resolver os conflitos do campo, acesso aos diferentes tipos de satélites e o uso das imagens fornecidas pelo Google Earth.
“Este seminário atendeu todas as nossas expectativas ao mostrar que esse tipo de solução está acessível a todos. De forma dinâmica, apresentamos o estágio atual da tecnologia de imagens de satélites e nossos convidados conseguiram exemplificar as novas aplicações dessas imagens, que podem auxiliar o negócio de diversos segmentos. Além disso, ficou claro que tecnologias como essas podem ajudar a melhorar o País e isso depende muito mais da sociedade do que do governo”, afirma Emerson Zanon Granemann, diretor da MundoGEO.
Em cada painel, em média três debatedores e um mediador foram responsáveis por apresentar linhas gerais sobre o tema proposto, e a plateia era convidada a participar com perguntas. O formato possibilitou o surgimento de novas ideias a partir do confronto de opiniões e visões diferentes sobre um mesmo tema, como no caso da discussão apresentada sobre as aplicações do Google Earth nas corporações.
Para o mercado de geotecnologia, fica a tarefa de extrair o melhor de cada opção tecnológica apresentada. Com imagens que englobam uma área cada vez maior de cobertura, satélites cada vez mais ágeis e precisos, empresas preparadas para entregar projetos customizados e com preços mais acessíveis, cabe às corporações explorar as diversas possibilidades.
“Para cada aplicação há uma solução adequada de formato de imagem. Para obter eficácia e satisfação é preciso entender o que o cliente precisa”, destacou Juliano Lázaro, analista para soluções de imagens de satélites da IMAGEM Soluções de Inteligência Geográfica.
Hoje, as imagens da Terra podem ser utilizadas com diversas finalidades como, por exemplo, para monitoramento ambiental, fiscalização, resolução de conflitos de terras, mapeamento participativo, planejamento de expansão urbana, segurança, identificação de recursos hídricos, agricultura, etc.
Wagner Pacífico, diretor da Multispectral Mapas Digitais, comemorou a realização de eventos nesse segmento. “Gosto deste tipo de formato, ou seja, reunir profissionais que representam o mercado como um todo. Para nós isso é ótimo, já que podemos conhecer os projetos de nossos colegas. Esse mercado cresce muito rápido, mais do que conseguimos absorver, e as aplicações que antes eram impensadas estarão acessíveis a todos em muito pouco tempo”.
O supervisor da área de gestão territorial estratégica da Embrapa Monitoramento por Satélite, Wilson Holler, responsável por abrir o evento apresentando as principais características de cada fonte de imagem disponível, também reforçou a importância de encontros desse tipo. “Informar-se sobre o que está disponível no mercado comercial é imprescindível. Debates assim nos ajudam a achar soluções viáveis para as empresas”.
Interatividade
O Seminário sobre imagens de satélites teve transmissão, em tempo real, pelo Twitter, onde os seguidores puderam acompanhar os principais tópicos discutidos durante os oito debates.
Os interessados em ouvir os temas apresentados poderão acessar o podcast do evento, que estará disponível a partir da próxima semana no portal MundoGEO. Além disso, poderão também acompanhar os principais momentos no canal de vídeos do MundoGEO no YouTube, e postar comentários sobre os debates.
Prêmios
Ao final do evento foram distribuídos brindes especiais. Emerson Zanon Granemann, diretor da MundoGEO, Ágatha Branco, editora da revista InfoGPS, e Eduardo Freitas, editor da revisto InfoGEO, foram os responsáveis pelos sorteios. Os presentes concorreram a uma vaga no Seminário "Google Earth e Maps para Empresas", que acontecerá no início de dezembro, um kit com camiseta, livro e assinaturas das revistas da editora MundoGEO, um iPod Shuffle oferecido pela Santiago & Cintra Consultoria e, por fim, uma imagem de satélite equivalente a 49 quilômetros quadrados que será disponibilizada pela Space Imaging.
Sobre a Editora MundoGEO
A Editora é líder na América Latina na produção de conteúdo na área de geomática e serviços de localização. A MundoGEO mantém atualizados os portais MundoGEO.com e InfoGPSonline.com e as revistas InfoGPS, InfoGEO e InfoGNSS Geomática.