A disseminação da geotecnologia como solução corporativa está motivando os fornecedores a investir no setor. Prova disso é o lançamento do satélite WorldView-2 no início de outubro, pela DigitalGlobe, que estabelecerá a maior constelação de satélites comerciais de alta resolução do mundo.
Com a novidade, a Imagem – empresa do setor de sistemas de informações geográficas (GIS) e responsável pela comercialização de imagens no Brasil – espera registrar um aumento de 40% nas vendas em 2010.
Com resolução de 50 centímetros e fotos coloridas com oito bandas multiespectrais, o WV-2 oferece maior precisão e definição de imagem. “Tais características são importantes para a utilização do GIS no governo, meio-ambiente, utilities, óleo & gás e telecom”, afirma Marcos Covre, diretor Comercial da Imagem, dando exemplos de aplicações como no planejamento urbano de cidades, identificação de vegetação para definição de Áreas de Preservação Permanentes (APP) ou expansão de redes elétricas, oleodutos ou redes de fibra ótica.
Em comparação com outros satélites de alta resolução já em órbita, Covre diz que o WV-2 é 7 vezes mais veloz e ressalta que esta rapidez permite coletar 2 vezes por dia um mesmo ponto de referência. “A multipla visualização tem uma aplicação militar para identificar alterações na região, mas no uso corporativo significa agilidade na prestação do serviço de imageamento”, destaca.
A expectativa é que o WV-2 já esteja em operação a partir de 23 de outubro de 2009, 15 dias após o satélite entrar em órbita. “As empresas interessadas já podem solicitar a captura de regiões específicas”, informa Covre.
Lançamento ao vivo
O lançamento será transmitido pelo Boeing Lauch Service ao vivo, no dia 8 de outubro, aproximadamente às 15h35, horário de Brasília.
+Informações
www.img.com.br