publicidade

Baixe dados do GDEM

publicidade

Disponível novo modelo global de elevação da Nasa

Um dos mais completos mapas da Terra foi lançado em julho deste ano, fruto de uma ação conjunta da Agência Espacial Norte-americana (Nasa) com o Ministério da Economia, Indústria e Comércio do Japão.

Disponível para download gratuito na internet, o Modelo Digital de Elevação Global (GDEM) foi criado a partir do processamento e correlação estéreo de 1,3 milhão de imagens óticas individuais, cobrindo 99% da superfície do planeta, entre as latitudes 83 graus norte e 83 graus sul.

As imagens que deram origem ao mapa foram obtidas pelo Radiômetro de Reflexão e Emissão Termal (Aster), um sensor japonês a bordo do satélite Terra. Até então, o mais completo mapa do planeta disponível era o SRTM, também feito pela Nasa, que cobria 80% da superfície da Terra. O objetivo da Nasa agora é reunir os dados dos dois mapas para obter uma cartografia global ainda mais completa.

Na versão colorida abaixo, as depressões aparecem em púrpura, as médias elevações em verde e amarelo, e os picos em laranja, vermelho e branco.

Aster GDEM

Veja os passos para baixar dados do Aster GDEM:

1. Acesse www.gdem.aster.ersdac.or.jp .

2. Antes de mais nada, é preciso registrar-se, criando um login e senha de usuário. Clique em “Register” e preencha os campos obrigatórios.

3. Para pesquisar dados, clique em “Search”. Pode-se selecionar um dos quatro métodos de pesquisa: por cena, polígono, arquivo shape ou coordenadas. Cada imagem tem 3601 por 3601 pixels, sendo que o número total de cenas é 22.600.

4. Depois de selecionar uma cena, aparece a página sobre as condições de uso das imagens. Após clicar no botão “Agree”, surge a página de download. O formato de saída do arquivo é GeoTIFF 16 bits.

Em uma comparação com o SRTM, pode-se verificar as vantagens de se trabalhar com o Aster GDEM:

Importante:
• O download simultâneo não é possível se for usado o mesmo endereço IP por dois computadores.
• O número máximo de imagens para um download é 100.

publicidade
Sair da versão mobile