O edital para a expansão da Linha 2 – Verde do metrô paulistano – que atualmente liga as estações Vila Madalena e Alto do Ipiranga – foi publicado no dia 4 de novembro no Diário Oficial de São Paulo. O novo trecho conectará o bairro da Vila Prudente à Cidade Tiradentes, ambos na Zona Leste, por meio de monotrilho.
O investimento para a extensão da Linha 2 gira em torno de 2,1 bilhões de reais, segundo estimativas da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô-SP). A prefeitura bancará 1 bilhão de reais e o governo estadual investirá o restante.
As empresas interessadas na concorrência têm até 22 de dezembro para apresentar suas propostas. A vencedora será escolhida pelo critério de menor preço. O edital licitará a construção de plataformas e de 23,8 km de linha, além da compra de 54 trens.
A primeira etapa das obras ligará a Vila Prudente à nova estação Oratório. O trecho de 2,4 Km deverá ser concluído em 2011. No ano seguinte, o metrô chegará a São Mateus, em trecho de 10,4 Km. O último trecho, com 11 km extensão, chegará à Cidade Tiradentes e deve ser concluído em 2013.
Com a expansão, a Linha Verde terá capacidade de transportar 48 mil passageiros por hora, em cada sentido, o que configura uma média de 510 mil passageiros por dia.
