A Autodesk anuncia que a Rede Energia – um dos maiores grupos empresariais privados do setor energético brasileiro – está investindo na adoção do software Autodesk Topobase, solução para gestão técnica de infraestrutura.
A aquisição auxilia a Rede Energia no desafio de preparar oito de suas distribuidoras para a implantação do Manual de Controle Patrimonial do Setor Elétrico, norma estabelecida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em junho deste ano para o setor.
O projeto, que está sendo conduzido pela Elucid – empresa de consultoria e parceira Autodesk, inclui a atualização do cadastro técnico das empresas do grupo e o levantamento em campo dos ativos da companhia para posterior atualização no sistema de gestão técnica, desenvolvido pela Elucid.
A Rede Energia serve atualmente um terço do território brasileiro por meio de suas distribuidoras nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte, atendendo mais de 16 milhões de pessoas em todo País, e é pioneira na utilização do Topobase no setor elétrico brasileiro. "O uso do Topobase dará mais agilidade e assertividade ao trabalho em campo. A ferramenta foi desenvolvida para simular o caminho da rede elétrica por não apresentar uma plataforma gráfica estática. Os profissionais de campo coletam as informações e alimentam o banco de dados do Topobase, que traça todo o mapa da rede", destaca o diretor de tecnologia da Rede Energia, Antonio Vanderlei Soares.
A tecnologia também será empregada para que a empresa possa confrontar as posições georreferenciadas de toda sua rede, incluindo postes e transformadores. Isso significa que os trabalhadores em campo – uma equipe de cerca de 400 pessoas – utilizará tecnologia de ponta, como coletores com GPS, para verificar se os itens presentes no cadastro atualmente correspondem à realidade. Hoje existem 4 milhões de postes cadastrados entre os ativos da Rede Energia, o que demonstra a complexidade do levantamento. Estes dados são exportados para o software Autodesk Topobase e, posteriormente, migrados para o sistema de gestão técnica.
O sistema de gestão técnica, por sua vez, será utilizado para auxiliar no gerenciamento e operação de toda a rede de distribuição, realizando a gestão de manutenção e de processos de obras, georreferenciamento, cadastro de consumidores, além de simulações e cálculos elétricos. Já a tecnologia Autodesk Topo base ficará responsável pelo mapeamento de toda a rede, identificando postes de luz, transformadores e outros pontos relevantes para a gestão dos ativos. Um dos benefícios propiciados pelo Autodesk Topobase é a facilidade para a customização de tabelas e relatórios de dados. "Além do simples manuseio, o Autodesk Topobase é baseado na plataforma AutoCAD, ferramenta muito utilizada em todo o país. Portanto, não tivemos muita dificuldade para conseguir mão-de-obra qualificada", ressalta Soares.
"A união da expertise da Autodesk na produção de softwares para projetos, gestão física e o conhecimento técnico da Elucid deve trazer resultados promissores à Rede Energia. Isso é resultado de um trabalho conjunto para o desenvolvimento de tecnologias e soluções adaptadas ao perfil do cliente, afirma Michael Wilmert, presidente da Elucid.
“Temos muitos clientes do setor de energia que já fazem uso do AutoCAD, um dos softwares para projetos mais populares do mundo. O Topobase é uma solução desenvolvida com base nos softwares AutoCAD Map 3D e Autodesk MapGuide, ou seja, mantém uma interface já conhecida pelos profissionais. As empresas da área de energia irão se impressionar com os recursos, facilidades, usabilidade e flexibilidade do Autodesk Topobase”, finaliza Acir Marteleto, diretor geral da Autodesk do Brasil.