A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) divulgou os dados do projeto mapeamento global dos solos, seção América Latina e Caribe, que identifica as propriedades dos terrenos de todos os continentes. A divulgação das informações relativas à área latino-americana aconteceu no dia 16 de novembro, durante o XVIII Congresso Latino-americano de Ciência do Solo, realizado em San José, Costa Rica.
O mapeamento, financiado pela fundação Bill and Melinda Gates, aponta, entre outros dados, o risco de erosão, nível de estoque de carbono orgânico (que combate o efeito estufa) e disponibilidade de nutrientes.
O projeto, cuja primeira etapa dura cinco anos, vai lançar banco de dados na internet, acessível a qualquer usuário, que facilitará a tomada de decisões governamentais.
Na Costa Rica pretendemos internalizar o mapeamento para os países da América Latina, saber como estão essas nações em relação aos dados em informação de solo e debater estratégias para parcerias governamentais, diz Lourdes Mendonça, chefe geral da Embrapa Solos.
A seção América Latina e Caribe é a terceira a ser lançada este ano. África e Ásia já foram mapeados em 2009.
Acesse a página do consórcio.
Fonte: Embrapa