publicidade

Tecnologia de escaneamento a laser é a nova tendência em levantamentos de campo

publicidade

A Santiago & Cintra Geo-tecnologias, empresa que atua há mais de 30 anos no mercado, representando com exclusividade no Brasil algumas das maiores e melhores marcas mundiais de geomática, é conhecida pelo pioneirismo na difusão de novas tecnologias em posicionamento para o país, desde softwares para processamento de dados topográficos até estações totais e receptores GNSS.

Agora uma nova onda de desenvolvimento tecnológico vem tomando forma e trazendo ganhos de produtividade inimagináveis há alguns anos. Trata-se do escaneamento a laser 3D, que representa uma nova era para levantamentos topográficos. Esta tecnologia alia grande quantidade de pontos e riqueza de detalhes obtidos em um curto intervalo de tempo. Assim, profissionais da área e seus clientes têm ao seu dispor informações cada vez mais fiéis à realidade.

E a Santiago & Cintra Geo-tecnologias está inserida neste contexto, trazendo ao Brasil equipamentos de escaneamento 3D com a representação da fabricante canadense Optech. A companhia é especializada na produção de equipamentos de medição a laser, tendo sido escolhida pela Nasa como fornecedora dos sistemas embarcados na sonda não tripulada Phoenix, que pousou em Marte em 2008.

ILRIS-3D

O primeiro produto da Optech a ser apresentado pela Santiago & Cintra Geo-tecnologias ao mercado brasileiro é o Laser Scanner ILRIS-3D, um equipamento versátil que, através de suas configurações opcionais, pode se adaptar a diversos tipos de demanda. O equipamento permite, por exemplo, realizar trabalhos com o scanner em movimento sobre veículos, trilhos ou embarcações.

Com classificação segura para utilização de seu canhão laser classe 1, o ILRIS-3D pode ser operado por uma única pessoa, através de um laptop ou de um dispositivo sem fio com a versão móvel do Windows.

Nuvem de pontosO Laser Scanner ILRIS-3D pode fazer levantamentos de até 10 mil pontos por segundo, com alcance máximo de 1,7 mil metro, acurácia de 3 milímetros a 100 metros, resolução de apenas 1,3 milímetros e diâmetro do laser de meros 19 milímetros. Podem parecer só números, no entanto, o menor espaçamento entre pontos e um diâmetro de laser tão pequeno se traduzem em uma grande densidade de pontos, produzindo levantamentos extremamente ricos em detalhes.

Complementando suas características, uma câmera digital integrada fornece cores reais à nuvem de pontos 3D. A metodologia “Step and Stare” garante o espaçamento regular entre pontos, enquanto o campo de visão varia de 360º na horizontal por 360º na vertical. Além disso, receptores GPS, sensores inerciais e outros dispositivos, podem ser acoplados à estrutura do equipamento, aumentando assim as possibilidades de utilização.

São diversas as aplicações para o Optech ILRIS-3D, como levantamentos para transporte, engenharia civil, patrimônio histórico, as-built industrial, mineração, geologia e arqueologia. No caso específico dos setores de mineração e infra-estrutura, onde geralmente ocorrem movimentações de terra, o Laser Scanner ILRIS-3D é ideal devido o seu longo alcance em distância combinado com a velocidade de levantamento, acurácia e nível de detalhamento da nuvem de pontos.

YouTube

Para conhecer mais o Laser Scanner ILRIS-3D da Optech, comercializado no Brasil com exclusividade pela Santiago & Cintra Geo-tecnologias, visite o canal da empresa no YouTube ou entre em contato com o distribuidor S&C de sua região.

Confira abaixo um vídeo do canal S&C sobre o  Laser Scanner ILRIS-3D:

publicidade
Sair da versão mobile