A Comunidade Europeia celebra este mês o quarto ano de aniversário de lançamento do satélite Giove-A, o primeiro passo concreto para a implementação do sistema europeu de navegação Galileo.
Lançado ao espaço no dia 28 de dezembro de 2005, o Giove-A passou os últimos quatro anos transmitindo sinais para a validação do sistema. Além disso, o veículo tem a importante tarefa de garantir a posição em órbita para o sistema e também o uso das frequências perante a União Internacional de Telecomunicações (UIT, na sigla em inglês).
Em 2 de maio de 2007 o Giove-A transmitiu as primeiras mensagens de navegação do Galileo, contendo a informação necessária por receptores para calcular suas posições em solo. Desde então estes sinais têm sido usados por fabricantes de equipamentos e pela comunidade científica para validar protótipos de receptores Galileo.
Nestes últimos quatro anos o Giove-A passou por uma bateria de testes, sendo de vital importância para fornecer subsídios ao lançamento da constelação de satélites operacionais do sistema, previsto para 2012.