publicidade

Coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Inpe concorre ao Prêmio Faz Diferença

publicidade

Osmar Pinto Junior, coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), é um dos três indicados na categoria Ciência/História do Prêmio Faz Diferença, promovido pelo jornal O Globo. Também foram indicados José Murilo de Carvalho e Leopoldo De Meis, ambos ligados à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Osmar Pinto Junior, considerado o maior especialista brasileiro em raios, fez estudos pioneiros sobre a influência do aquecimento global no aumento da incidência de descargas elétricas no Brasil.

Em cada uma das 16 categorias do Prêmio, os três indicados serão submetidos a um júri composto por cinco votos: os de três jornalistas do Globo, o dos vencedores do ano passado e o resultante da votação popular através deste site.

A votação online ficará aberta até o dia 11 de janeiro.

Inpe no Prêmio Faz Diferença

Já é a segunda vez que um pesquisador do Inpe é indicado a este Prêmio, lançado em 2003 para homenagear os brasileiros que contribuíram com o seu trabalho e talento para mudar o país.

Em 2007, Carlos Nobre, chefe do Centro de Ciência do Sistema Terrestre do Instituto, foi o vencedor na mesma categoria em que desta vez concorre Osmar Pinto.

O resultado da votação completa de 2009 será anunciado em um caderno especial do jornal no dia 23 de janeiro. Os vencedores receberão troféu e diploma numa cerimônia em março.

publicidade
Sair da versão mobile