publicidade

Geomensura e interoperabilidade: vencendo paradigmas nos trabalhos topográficos

publicidade

Muitos profissionais da mensuração ainda têm em mente que CAD é apenas Desenho Assistido por Computador, que serve para representar suas medições e pode ser estático durante a elaboração de projetos.

Porém, os tempos mudaram, novas gerações de programas foram chegando e se sobrepondo a antigos conceitos. Hoje, quem desenvolve projetos sobre uma base topográfica desenvolvida por “softwares” que não interagem sabe quanto é penoso e oneroso essa falta de interoperabilidade, pois a simples conversão de linguagem entre programas nem sempre atende o perfeito gerenciamento entre levantamentos, projetos e implantações.

Por outro lado, nos programas que se tornaram padrão mundial, como os da família AutoCAD para a área de arquitetura, engenharia e construção (AEC), os desenhos carregam consigo bancos de dados com toda gama de pontos, perfis, estaqueamentos, DTM, volumetria, etc.. Com isso, profissionais de levantamento, projeto e construção trabalham de maneira integrada, com maior flexibilidade nos trabalhos colaborativos de equipes à distância, tão comum no mundo em que vivemos.

Leia a íntegra do artigo sobre geomensura e interoperabilidade.

Conheça as opções de assinatura das revistas InfoGNSS e InfoGEO.

publicidade
Sair da versão mobile