publicidade

Novo mapa celestial aumenta a precisão do GNSS

publicidade

Os veículos espaciais que fazem parte dos Sistemas Globais de Navegação por Satélites (GNSS) precisam ter muito bem definida sua própria posição. No espaço há objetos estelares longe o suficiente da Terra para que seu movimento não seja detectável, funcionando como um referencial. Os quasares são referenciais naturais porque, além de estarem longe o suficiente, são brilhantes o bastante para poderem ser monitorados.

O primeiro mapa celeste que serve de base para a definição da posição da Terra chama-se International Celestial Reference Frame (ICRF). Concluído em 1995, o mapa levou quatro anos para ser feito, com a análise detalhada de cerca de 600 quasares.

Agora, depois de mais três anos de pesquisa, está pronta a versão 2.0 do ICRF, chamada de ICRF2, que inclui a análise de 3 mil quasares. O novo mapa celestial acaba de ser reconhecido como o sistema fundamental de referência para a astronomia pela União Astronômica Internacional.

As incertezas e imprecisões do mapa astronômico foram reduzidas para 40 microarcossegundos, o que representa uma precisão cinco vezes maior que a anterior.

publicidade