publicidade

Estados Unidos e Japão revisam os termos da cooperação científica no setor de GNSS

publicidade

Representantes dos governos norte-americano e japonês se reuniram em Washington, no dia 13 de janeiro, para revisar e discutir a cooperação entre os dois países no uso civil do GPS e dos sistema de aumentação GPS, que incluem o MSAS e o QZSS.

Os especialistas revisaram o acordo de trabalho conjunto assinado entre EUA e Japão em setembro de 1998. Durante o encontro, os representantes dos Estados Unidos descreveram a modernização do sistema GPS e a cooperação internacional dos EUA com outros países. Já os especialistas japoneses relataram o estado dos programas MSAS e QZSS, além das atividades de cooperação científica relacionadas com GNSS.

Uso pacífico do GNSS

Na ocasião, ambos os governos reafirmaram a importância do fornecimento de acesso aberto a sinais satelitais para posicionamento preciso, navegação e serviços de tempo, para propósitos pacíficos. Além disso, mostraram que os sistemas GPS e QZSS foram projetados para serem totalmente interoperáveis, otimizando assim a cooperação científica entre os países.

publicidade
Sair da versão mobile