publicidade

Confea cria Grupo de Trabalho para auxiliar na reconstrução do Haiti

publicidade

Na tarde da última sexta-feira (29/1), o plenário do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) aprovou, por unanimidade, a criação do Grupo de Trabalho Haiti, que discutirá e organizará a participação do Confea na reconstrução do país. Proveniente da Comissão de Articulação Institucional do Sistema, a proposta estipula que o Grupo deverá apresentar relatório de atividades trimestralmente.

Nomeado coordenador do Grupo, o conselheiro federal Kleber Souza dos Santos explicou que o Confea contribuirá para a reconstrução do Haiti agregando capacidade e qualidade nas áreas de engenharia, arquitetura, agronomia, agrimensura, geologia, geografia, meteorologia, etc..

"A importância da mobilização do Confea está na capacidade multidisciplinar, necessária para a reconstrução do Haiti e do desenvolvimento econômico do país como um todo", disse Kleber. Para ele, o essencial é retomar a agricultura, que é a base econômica do país, entre outras atividades. Na mesma tarde da aprovação da matéria, o conselheiro participou de reunião no Ministério das Relações Exteriores sobre o assunto.

A reunião foi realizada com a presença de várias instituições para discutir uma ação conjunta. Entre os participantes, estavam presentes representantes do Ministério da Educação, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Corpo de Bombeiros, da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), entre outros.

O Confea foi convidado para participar da missão de planejamento para reconstrução do Haiti da Agência Brasileira de Cooperação (ABC). O programa contempla a capacitação de técnicos haitianos nas áreas de
engenharia, arquitetura e agronomia. A ABC é um órgão vinculado ao Ministério das Relações Exteriores. A importância da atuação do Confea no processo de reconstrução do Haiti foi destacada pela União Pan-Americana de Associações de Engenharia (Upadi).

Com informações da Assessoria de Comunicação do Confea

publicidade
Sair da versão mobile