publicidade

Veículo não tripulado da Nasa captura primeiras imagens radar após terremoto do Haiti

publicidade

O Veículo Não Tripulado com Radar de Abertura Sintética (UAVSAR, na sigla em inglês) do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa capturou uma imagem em composição falsa-cor da cidade de Porto Príncipe, no Haiti, no dia 27 de janeiro deste ano. A capital haitiana é visível próxima ao centro da imagem.

O veículo não tripulado decolou do Centro de Pesquisa de Voo de Dryden, na Califórnia, no dia 25 de janeiro, a bordo de uma aeronave Gulfstream III, em uma campanha de três semanas para a realização de aerolevantamentos na América Central.

Com 7 graus de magnitude, o terremoto de 12 de janeiro teve seu epicentro a aproximadamente 25 quilômetros a sudoeste de Porto Príncípe. O vale linear que aparece na imagem mostra a localização de maior atividade na falha que ocasionou o terremoto.

Registros históricos mostram que a parte sul do Haiti foi atingida por uma série de terremotos no século 1700, e os geólogos acreditam que isso foi causado por rupturas nesta mesma falha.

As cores na imagem refletem as três diferentes polarizações do UAVSAR: HH (transmissão e recepção horizontal) aparece em vermelho, VV (transmissão e recepção vertical) em azul e HV (transmissão horizontal e recepção vertical) em verde.

Esta imagem será combinada com outros dados da mesma área, a serem adquiridos nos próximos meses, para medir os movimentos da superfície terrestre ao longo do tempo.

publicidade
Sair da versão mobile