Dos pontos de vista político, social, tecnológico e econômico, é estratégico para a Europa ter uma alternativa no setor de Sistemas Globais de Navegação por Satélites (GNSS). O Galileo está muito próximo de tornar-se uma alternativa real ao norte-americano GPS e ao russo Glonass. O chinês Compass ainda é uma incógnita, porém fabricantes de receptores GNSS já estão produzindo equipamentos capazes de rastrear os quatro sistemas.
Para apresentar o estado atual do desenvolvimento do sistema Galileo e os planos para o futuro, o Centro de Informação do Galileo realizou um encontro entre representantes da indústria, setor público e academia, entre os dias 24 e 25 de novembro de 2009 em São José dos Campos.
O Encontro Galileo para a Indústria teve o objetivo de ampliar a cooperação entre instituições e empresas europeias e brasileiras no setor de GNSS. Na ocasião, aconteceram palestras de representantes de organizações europeias, responsáveis pelo projeto Galileo, e também de órgãos públicos e companhias brasileiras envolvidas com GNSS.
Leia a íntegra da matéria sobre o Encontro Galileo para a Indústria.
Conheça as opções de assinatura das revistas InfoGNSS e InfoGEO.