Nos passados dias 3 e 4 de março, o Centro de Congressos de Lisboa voltou a ser o palco do maior evento de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) realizado em Portugal, o Encontro de Usuários Esri.
Com mais de 1,3 mil inscritos, a maior presença de público já registada neste evento, que se realiza há oito anos, os auditórios ficaram lotados para ver “Portugal em Ato/Um Mundo, Crescente Competitividade”, lema do encontro deste ano.
Foram precisos dois auditórios para receber os 28 expositores, institucionais e privados, que não quiseram perder a oportunidade de mostrar as suas soluções, projetos e produtos a toda a comunidade de usuários presente.
O momento mais esperado do primeiro dia foi a pré-apresentação do ArcGIS 10. Esta nova versão, o primeiro SIG tridimensional da história, integra o fator tempo como uma verdadeira variável do sistema e incorpora a imagem como uma nova e verdadeira dimensão própria, para além das novas ferramentas de produtividade e as novas e ainda mais avançadas capacidades de processamento e análise.
Prêmios SIG
Como tem sido hábito, durante o jantar do primeiro dia foram distribuídos os prêmios SIG referentes ao ano de 2009 aos seguintes projetos:
– GeoPortal do Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG) do Instituto Geográfico Português;
– SIG Optimus, da Optimus;
– SIG da Câmara Municipal de Ponta Delgada;
– Portal de Apoio ao Executivo, da Câmara Municipal de Silves, realizado no âmbito do projeto GeoSilves.
As personalidades SIG deste ano, distinguidas pela sua visão, empenho e ação na decisão e apoio aos projetos SIG, foram as seguintes:
– Rui Pedro Julião, do Instituto Geográfico Português;
– Paulo Menezes, Diretor Regional da Ciência, Tecnologia e Comunicações, da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos do Governo Regional dos Açores;
– Nuno Oliveira, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos.
O Prêmio Parceiro SIG foi atribuído à Cybermap, por todo o trabalho realizado nos Açores.
O próximo EUE já tem data marcada, para 2 e 3 de março de 2011 no Centro de Congressos de Lisboa.
Com informações da Esri Portugal