publicidade

Estudo do Inpe propõe discussão de cenários sobre o futuro da Amazônia

publicidade

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) realiza um esforço pioneiro de discussão de cenários de futuro em diferentes locais no Pará, com foco em questões de uso da terra e organização social.

Neste mês de março os pesquisadores estiveram no Projeto de Assentamento Agro-extrativista (PAE) Lago Grande, em Santarém (PA), primeiro local selecionado para o estudo através da ONG Saúde e Alegria, que há anos desenvolve projetos na área.

O objetivo do estudo, iniciado em 2009 e desenvolvido em parceria com outras instituições, é adaptar métodos participativos de construção de cenários para a realidade da Amazônia, em diferentes escalas e contextos socioeconômicos. Os eixos de análise são infraestrutura, atividades econômicas sustentáveis e uso da terra, organização social e conflitos socioambientais.

O PAE Lago Grande foi criado em 2005, em uma área de ocupação entre os rios Amazonas, Tapajós e Arapiuns, com cerca de 250 mil hectares, que corresponde a aproximadamente 15% do território de Santarém.  Além de repetir o processo em outras áreas, os pesquisadores pretendem refinar a metodologia para vincular estes cenários qualitativos aos modelos computacionais em desenvolvimento no Inpe.

Depois de concluído o trabalho no PAE Lago Grande, a idéia é replicar esta experiência em outras unidades territoriais (como outros tipos de assentamentos e unidades de conservação) e também em áreas de expansão da fronteira agropecuária.

publicidade
Sair da versão mobile