publicidade

GNSS na agricultura de precisão: o uso da tecnologia GPS na locação de curvas-de-nível e carreadores

publicidade

O ciclo de produção canavieira é composto por diversos processos, começando pelo preparo e conservação de solo, plantio, tratos culturais até a colheita. É fato que estes processos vêm sofrendo melhorias a partir das interferências tecnológicas ao longo do tempo como, por exemplo, a introdução do conceito de agricultura de precisão, que possui ferramentas como o piloto automático nas operações de plantio e colheita mecanizados e de sistemas de aplicação de insumos em taxa variável. Dentro de todo este ciclo, destacamos o processo de preparo e conservação de solo como um dos mais importantes, pois consiste em operações que visam tornar o terreno apto ao plantio, além é claro de aumentar a resistência do solo aos processos erosivos e, consequentemente, evitar o assoreamento de corpos d’água.

Além da sua grande importância no ciclo de produção da cana-de-açúcar, as operações de preparo e conservação de solo são responsáveis por grande parte do acumulado de custos envolvidos. Na atual conjuntura econômica mundial, a redução de custos é uma das alternativas para assegurar a continuidade das atividades de uma empresa. Portanto, uma alternativa eficiente e de baixo custo nas operações de preparo e conservação de solo contribuiria de forma significativa para a diminuição dos custos de produção dessa cultura.

Neste contexto, o presente trabalho visou desenvolver um experimento para locação de curvas de nível e carreadores utilizando sistema de posicionamento por GPS, de forma a aperfeiçoar as operações envolvidas no processo de terraceamento agrícola na cultura da cana-de-açúcar.

Leia a íntegra do artigo sobre o uso da tecnologia GPS na locação de curvas-de-nível e carreadores.

Conheça as opções de assinatura das revistas InfoGEO e/ou InfoGNSS.

Siga o Portal MundoGEO no Twitter.

publicidade
Sair da versão mobile