Alguns anos atrás fui ao reservatório da UHE FUNIL, que se localiza no Município de Resende no Rio de Janeiro, fui ensinar a utilizar um GPS de Navegação e suas respectivas aplicações para a Equipe de Meio Ambiente do canteiro de mudas da usina.
Aquele trabalho me encantou pela qualidade e pela diversidade de espécies que eram trabalhadas, poderia citar algumas como Ipê Amarelo e Pau Brasil que eram plantadas em áreas no entorno do reservatório. A Usina hoje está totalmente integrada na paisagem e as margens são revegetadas para contenção de erosão, muito comum naquela região.
Outro trabalho muito conhecido é o de recuperação de mata ciliar que era realizado na CESP.
Semana passada descobri que tem uma Organização Não Governamental – ONG que realiza um trabalho semelhante, porem com relação a produtores rurais e viabilizando recursos através da plantação de árvores.
Plante Árvore é o nome de uma ação voluntária do Instituto Brasileiro de Florestas com propósito de neutralizar emissões de CO2, com o plantio de árvores nativas.
O programa prevê que através do cadastro Plante Árvore é possível cadastrar áreas rurais afim de obter acesso a Pagamentos de Serviços Ambientais (PSA) e receber gratuitamente o Projeto Técnico de Recuperação Florestal, além de mudas e sementes gratuitamente.
Trata-se de uma ação voluntária, não gerando custos para o proprietário. Após o cadastro é orientado a obter acesso aos serviços ambientais através de recursos financeiros e/ou materiais, segundo o site do programa.
Acredito que a redução de CO2 seja muito difícil, por isso a importancia deste grupo.
Deixe seu comentário…
Para Saber+:
Instituto Brasileiro de Florestas – IBF
http://www.ibflorestas.org.br/
Plante Árvores
http://www.plantearvore.com.br/index.php/o-projeto.html
Companhia Energética de São Paulo – CESP
http://www.cesp.com.br/portalCesp/portal.nsf/V03.02/MeioAmbiente_FloraTexto?OpenDocument