publicidade

Em novo território…novos desafios

publicidade

Olá pessoal.

Um longo tempo passou, dissertação entregue. Mas estou de volta. Após algumas mudanças, recomeço minhas atividades aqui.

Quanto ao titulo do post, refere-se ao fato de que agora estou em Angola em novos desafios profissionais. Quero aproveitar essa oportunidade para tentar mostrar o que o mercado de Geotecnologias anda a fazer por aqui. Meu tempo em Portugal não acabou e também no Brasil menos ainda. O mundo da muitas voltas.

Para quem não sabe Angola e em especial Luanda, estão numa verdadeira fase de reconstrução. Foram 30 anos de guerra civil que terminaram a pouco tempo, 2001. Os desafios de criar um novo país, passam também pelo uso das geotecnologias e sem dúvida que tem desempenhado um papel importante aqui. Imaginem o que é criar uma nova cidade sem cartografia de base, sem imagens de satélite, sem o apoio essêncial da topografia e de todos os outros conhecimentos geográficos. Enfim…tudo aqui é necessário e ainda bem que todo esse conhecimento está a ser utilizado.

Luanda, conta com uma faculdade de Engenharia Geográfica( ou Eng. Cartográfica como falamos ai no Brasil) e existe ainda uma carencia grande de profissionais do setor GEO. E incrivelmente ainda não existe nenhum curso de Geografia no país (ao menos até o momento não encontrei nada a respeito), o que me assustou um bocado.

Aproveito para falar do evento que estamos organizando aqui. O Encontro de Utilizadores ESRI Angola ou EUE Angola 2010 que vai acontecer entre os dias 17 e 19 de Maio. Podem ver mais informações na noticia publicada aqui no Portal Mundogeo.

E por falar em Mundogeo em breve, sei que terá novidades, que tem relação direta com Angola e com o mercado de Geotecnologias. Aguardo ansioso.

Espero publicar mais conteúdo, não só sobre Angola, mas tudo o que seja interessante para nós profissionais interessados nas Geotecnologias e no seu poder de resposta.

Até breve.

 

publicidade