publicidade

Satélite Goce determina a força gravitacional na Cordilheira do Himalaia

publicidade

O satélite Goce, da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), tem orbitado a Terra por mais de um ano, coletando dados sobre o campo gravitacional do Planeta com a maior precisão já obtida. O objetivo dos cientistas é determinar a força gravitacional com maior detalhe, mesmo em locais inóspitos como o Himalaia.

A Cordilheira do Himalaia é a mais alta cadeia montanhosa do mundo, localizada entre a planície indo-gangética, ao sul, e o planalto tibetano, ao norte. A cordilheira abrange sete países (Índia, China, Butão, Nepal, Paquistão, Myanmar, Afeganistão) e contém a montanha mais alta do planeta, o Monte Everest.

Avaliações dos primeiros dados coletados pelo satélite Goce indicam que os modelos atuais do campo gravitacional devem ser revisados. Os pesquisadores já puderam identificar que há várias imprecisões, particularmente no Himalaia, em parte da África e nos Andes.

Lançado ao espaço no dia 17 de março de 2009, o Goce deverá fornecer as bases para o cálculo mais preciso até hoje da forma do geóide. Além disso, os cientistas esperam desenvolver um melhor entendimento de vários processos geofísicos, incluindo a pesquisa de terremotos e correntes oceânicas.

Siga o Portal MundoGEO no Twitter.

publicidade
Sair da versão mobile