A SuperGeo Technologies acaba de anunciar que o SuperWebGIS 2.1, software servidor de mapas na internet, passou nos testes de conformidade do Consórcio Geoespacial Aberto (OGC, na sigla em inglês) para os padrões WCS 1.0.0 e WFS 1.0.0, e recebeu o certificado oficial de compatibilidade.
O SuperWebGIS 2.1 é um conjunto de softwares que exercem a função de servidor de mapas online, com o objetivo de publicar dados geoespaciais com eficiência. A simples manipulação e as funções do SuperWebGIS não apenas auxiliam o compartilhamento de geoinformações mas também permitem aos usuários realizar pesquisas e análises em mapas online, melhorando assim a eficiência do trabalho para o uso corporativo.
O Web Coverage Service (WCS), definido pelo OGC, é um padrão de interface e operação usado para a interoperabilidade de dados de "cobertura" – raster, por exemplo -, tais como imagens de satélites, aerofotos, entre outros.
Já o padrão Web Feature Service (WFS) define os serviços de feições usados na internet. Com ele, usuários podem usar a interface HTTP para acessar feições geoespaciais ou pesquisar atributos dos dados através de serviços online. Além disso, o WFS define as capacidades transacionais dos serviços de mapas online, como adicionar, excluir, atualizar, acessar e pesquisar os dados e os atributos.
Siga o Portal MundoGEO no Twitter.
