publicidade

Administração atmosférica e oceânica dos EUA sugere que 2010 pode ser o ano mais quente da história

publicidade

A Administração Nacional Atmosférica e Oceânica dos EUA (NOAA, na sigla em inglês) sugere que 2010 pode ser o ano mais quente da história.

A temperatura média global combinada da superfície terrestre e marítima, em abril, foi a mais quente já registrada, de 14,5 graus Celsius, o que é 0,76 grau acima da média do século 20. Foi o que informou a NOAA em um relatório divulgado recentemente.

O recorde anterior, segundo a NOAA, era de 1998. De acordo com a agência, a temperatura terrestre de abril foi a terceira mais elevada desde que os registros começaram, em 1980.

A agência aponta um calor excepcional no Canadá, Alasca, leste dos EUA, Austrália, sul da Ásia, norte da África e norte da Rússia, e afirma que a extensão global coberta por neve foi a quarta menor já vista. Por outro lado, Mongólia, Argentina, extremo oriente da Rússia, oeste dos EUA (exceto Alasca) e a maior parte da China tiveram temperaturas abaixo do normal.

A NOAA afirma que, embora a cobertura de gelo no oceano Ártico em abril fosse a maior desde 2001, ainda estava abaixo da média pelo 11º abril consecutivo, por causa das temperaturas acima do normal na superfície marítima.

Siga o Portal MundoGEO no
Twitter
.

publicidade
Sair da versão mobile