publicidade

Satélite alemão de sensoriamento remoto Tandem-X é lançado com sucesso

publicidade

Tandem-X e Terrasar-XA Agência Espacial Alemã (DLR) acaba de lançar em órbita o satélite Tandem-X, que irá juntar-se ao veículo idêntico Terrasar-X para mapear a superfície terrestre em três dimensões.

Pesando mais de 1,3 tonelada e com cinco metros de comprimento, o Tandem-X foi lançado na última segunda-feira (21/6) a partir da base aérea de Baikonur, no Cazaquistão. O novo radar vai voar em formação com o Terrasar-X, lançado em 2007.

"Nosso objetivo é gerar um Modelo Digital de Terreno (MDT) com resolução e qualidade que não existem hoje", explicou Vark Helfritz, da empresa Infoterra GmbH. "Este será um produto verdadeiramente global", afirmou.

"É a primeira vez que dois satélites foram colocados em formação tão próxima", disse o brigadeiro Thomas Reiter, ex-astronauta e atual membro do painel executivo da DLR. "Suas órbitas os aproximam com um mínimo de distância de cerca de 200 metros", complementa.

Os radares vão emitir pulsos de micro-ondas contra a superfície do planeta. Ao medir o tempo que os sinais levam para retornar à sua fonte de origem, os instrumentos determinarão as diferenças de altitude. O fato de os dois satélites estarem em formação tão próxima vai permitir que um deles aja como um transmissor/receptor e o outro como um segundo receptor.

Para que o satélite consiga mapear todos os 150 milhões de quilômetros quadrados da superfície da Terra serão necessários pelo menos três anos.

PPP

A missão Terrasar-X/Tandem-X é operada por uma Parceria Público-Privada (PPP). A Agência Espacial Alemã é dona do hardware, a EADS Astrium construiu os satélites e a Infoterra GmbH tem os direitos comerciais exclusivos sobre os dados.

Siga o Portal MundoGEO no Twitter.

publicidade
Sair da versão mobile