publicidade

Rússia e Brasil juntos no setor de GNSS: o Glonass como opção de localização via satélite

publicidade

Os russos estão de olho no Brasil, e vice-versa. A Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Agência Espacial da Federação da Rússia (Roscosmos) realizaram um encontro empresarial para apresentar o status atual do Glonass, sistema russo de posicionamento global equivalente ao americano GPS, ao europeu Galileo e ao chinês Compass. O projeto do Glonass prevê 24 satélites divididos em três órbitas e o objetivo é que o sistema esteja completo até o final de 2012.

Em caso de falhas na transmissão de dados do GPS, o Glonass é uma opção de uso que contará com uma precisão diferenciada para uso civil. Além disso, empresas que utilizam a tecnologia de localização via GPS poderão ter uma segurança maior, caso a “chave” deste um dia seja desligada.

RússiaO evento aconteceu no dia 6 de abril, com o apoio da MundoGEO, na sede do Instituto de Engenharia, em São Paulo. O encontro teve como objetivo apresentar aos empresários brasileiros possibilidades de cooperação na produção e comercialização de receptores GNSS e em serviços de monitoramento e rastreamento de veículos.

Leia a íntegra da matéria sobre o Glonass.

Conheça as opções de assinatura das revistas InfoGNSS e InfoGEO.

Siga o Portal MundoGEO no Twitter.

publicidade
Sair da versão mobile