Há hoje uma grande relevância e dinâmica das Infraestruturas de Dados Espaciais (IDE), as quais têm uma dimensão europeia suportada pela Directiva Inspire, que estabelece uma InfraEstrutura de Informação Geográfica na União Europeia e veio lançar novos desafios para todos, mas sobretudo para os organismos públicos relacionados com conjuntos e serviços de dados geográficos, topográficos ou temáticos.
Portugal foi um país pioneiro neste domínio, pois o Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG) fez, no passado mês de fevereiro, vinte anos, e Espanha é hoje internacionalmente reconhecida pela dinâmica dos seus projetos, muitos deles de base regional.
As primeiras Jornadas Ibéricas de Infraestruturas de Dados Espaciais (JIIDE) vêm dar a possibilidade de aprofundar um diálogo profícuo entre organizações e técnicos da Península Ibérica, fomentando a convergência das respectivas IDE e potenciando as suas sinergias.
O programa destas jornadas desenvolve-se ao longo de três dias, de 27 a 29 de outubro de 2010, com a realização de workshops, apresentações e um espaço de exposição.
Siga o Portal MundoGEO no Twitter.