publicidade

Sistema de referência Sirgas tem novo espaço para divulgação de atividades e resultados

publicidade

Desde 2005 o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através da Coordenação de Geodésia, vem realizando nas suas tarefas diárias o processamento semanal dos dados de todas as estações da Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo dos Sistemas GNSS (RBMC).

Este processamento tem como resultado a obtenção das coordenadas das estações da RBMC cujo objetivo é avaliar a qualidade das observações GPS e a manutenção do novo Sistema de Referência Geocêntrico Sirgas2000.

Após três anos de experiência e otimização destas atividades, em maio de 2008, o IBGE passou a ser um dos Centros Locais de Análise Sirgas, com a responsabilidade de processar os dados das estações GNSS contínuas que participam da Rede Sirgas-CON (Continuous Operating Network – Rede de Operação Contínua), bem como combinar as soluções semanais de todos os centros locais de processamento da Rede Sirgas-CON, colaborando assim com as atividades do Grupo de Trabalho I (Sistema de Referência) do Sirgas.

Novo site

Com o objetivo de compartilhar estes resultados com a sociedade, o IBGE colocou recentemente no seu portal a página sobre as atividades e resultados do Centro de Análise Sirgas.

Alguns resultados interessantes são apresentados através dos gráficos da variação temporal da coordenadas, nos quais é possível visualizar variações nas coordenadas ocorridas nas estações do Chile e Argentina devido ao terremoto de fevereiro deste ano, bem como a variação sazonal da componente altimétrica nas estações localizadas na Amazônia.

Em estudos preliminares identificou-se que esta variação está anti-correlacionada com a cheia e vazante dos rios na região. Manaus é o local onde foi registrada a maior amplitude até o momento, cerca de 8 centímetros por ano.
 
Siga o Portal MundoGEO no Twitter.

publicidade
Sair da versão mobile