publicidade

GEO Meeting 2010 abre um novo espaço para o debate sobre geotecnologias no Sul do Brasil

publicidade

Ocorreu no dia 30 de junho, no auditório da Faculdade Dom Bosco, em Porto Alegre (RS), o seminário GEO Meeting 2010 – Tendências e Aplicações em Geotecnologia.

Em sua segunda edição, o evento é uma realização do Grupo de Usuários da Informação Geográfica (Gugeo-RS), através da Sociedade dos Usuários de Informática e Telecomunicações (Sucesu-RS).

Estiveram presentes mais de 130 participantes, incluindo profissionais, estudantes, professores, empresários e representantes de instituições públicas, atuantes nos setores de geotecnologia, engenharia, tecnologia da informação e meio ambiente, de diversas cidades do Rio Grande do Sul.

Foi um dia voltado exclusivamente para o debate e apresentação de inovações desenvolvidas na área de geotecnologia, além da apresentação das aplicações do sensoriamento remoto  em diversas áreas do conhecimento através de estudos de caso.

A primeira palestra foi proferida pelo físico, mestre em sensoriamento remoto e diretor de pesquisa da Codex Remote, Jean Espinoza, que falou sobre as tendências em meteorologia espacializada e geometeorologia. Na sequência, ocorreu a palestra Imagens de Satélite RapidEye, realizada pelo engenheiro florestal, mestre em sensoriamento remoto e consultor sênior da S&C Consultoria, Marco Leandro Kazmierczak.

Também esteve presente o chefe de planejamento de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, João Manuel Trindade, que falou sobre a utilização de geotecnologias na gestão dos recursos hídricos do Rio Grande do Sul. Mapas Digitais voltados para Soluções Corporativas foi o tema apresentado pelo engenheiro de software da S&C consultoria, Murilo de Oliveira, que apresentou as soluções da Navteq.

Os participantes também puderam acompanhar um mini-curso sobre georreferenciamento de imagens de satélite, ministrado pelo engenheiro cartógrafo, mestre em sensoriamento remoto e coordenador e diretor de pesquisa da Codex Remote, Marlos Henrique Batista.  E, por fim, houve a apresentação de soluções livres em geoprocessamento, realizada pelo cientista da computação e analista geo da Embratec/Goodcard, André Cruvinel Resende.

Durante o coquetel de encerramento, os participantes realizaram networking e troca de experiência com os palestrantes e demais profissionais presentes. As apresentações estarão disponíveis em breve no site da Sucesu-RS.

O GEO Meeting 2010 teve o apoio do Portal MundoGEO, da Codex Remote, da Faculdade Dom Bosco e do Ciee-RS, além do patrocínio da Santiago e Cintra Consultoria.

+Info
comunicacao@gugeo.info

Siga o Portal MundoGEO
no Twitter
.

publicidade
Sair da versão mobile